Após cerca de dois meses de sucesso estrondoso, Pokémon Go começou a diminuir sua popularidade. Nas métricas de análise, o game passou a ter menos audiência do público, o que leva a mostrar que para alguns o jogo foi apenas uma “moda”, ou curiosidade passageira.

No mês de julho, o aplicativo atingiu a marca de 45 milhões de usuários diários, o que é uma marca incrível. Porém desde o início de agosto, os números foram caindo e o aplicativo chegou a 30 milhões de usuários rodando o jogo todos os dias. O resultado ainda é alta, e muitos aplicativos invejam números assim, contudo tal redução é brusca.

tabela

 

Dados captados por ferramentas de medição como o Apptopia, SurveyMonkey e Sensor Tower também indicam uma queda em número de downloads,e na quantidade de tempo que os usuários passam jogando.

A Bloomberg nota que a queda de Pokémon Go é uma boa notícia para os aplicativos que tradicionalmente monopolizavam o tempo dos usuários de smartphones, como Facebook, Twitter e Snapchat. Pokémon Go estava roubando a tela dos celulares de aplicativos gigantescos.

Isso esta longe de significar que o jogo vai deixar de existir, no entanto, com uma base de jogadores tão grande e um crescimento tão meteórico, é natural que vários dos que se levaram pelo burburinho percam o interesse. Contudo, uma base mais leal deve se manter jogando por  muito tempo.

O game ainda está em processo de evolução. A Niantic, empresa responsável do jogo,  acabou de lançar uma nova atualização que permite aferir os talentos naturais dos Pokémons em relação a ataque e defesa (os famigerados IVs) para que os jogadores tenham melhor noção de quais criaturas serão mais eficientes em combate.

(Você pode saber mais  sobre este novo recurso neste  Link. )

Além disso, a empresa também já anunciou e prometeu vários recursos que devem chegar em breve com o intuito de manter a longevidade do jogo.

 

Via Bloomberg