Começando um pequeno guia sobre pokébolas e capturas pokémon aqui pra vocês. Com 26 tipos de pokébolas diferentes (sim, 26!) fica até difícil lembrar o que cada uma faz, mas esse guia está aqui exatamente pra lhe ajudar com isso. Aproveite e vai salvando ele nos seus favoritos pra sempre que você precisar relembrar =D

Allballs2

>> História

As pokébolas, aparentemente, surgiram na região de Johto, onde existem as Apricorns, essas frutas eram cortadas ao meio, tinham o conteúdo interior retirado e preenchido com um aparelho especial que permitia a captura dos pokémons selvagens. Isso tudo ocorria antes da produção em massa que é atualmente feita pela Silph Co., em Kanto, Devon Corporation, em Hoenn, e a Pokéball Factory, em Kalos.

Alguns treinadores ainda usam as pokébolas feitas com Apricorns, que ainda são produzidas por Kurt, em Johto, na cidade de Azalea. Nos jogos, em um evento, Drayden aparece dizendo que não haviam pokébolas durante sua infância. No anime, em um episódio durante a saga da liga laranja, eles encontram pokébolas num navio fantasma, implicando que elas surgiram a pelo menos 300 anos atrás.

> Acurácia das Pokébolas

Curiosidades:

  • Durante as primeiras gerações, era possível errar o pokémon caso sua taxa da captura fosse consideravelmente baixa. Sim, eu não falo de jogar a pokébola e ela quebrar antes de sequer tremer, ela simplesmente errava como se fosse um ataque pokémon que você errou.
  • Nos remakes da primeira geração (Fire Red/Leaf Green) há fantasmas na torre de Lavender. As pokébolas nunca irão funcionar neles caso você não use o Silph Scope para revelá-los. No caso do Marowak fantasma, mesmo depois de revelado ele continua incapturável.
  • Em batalhas duplas contra pokémons selvagens é impossível capturar caso não haja apenas 1 deles em campo e o outro já tenha sido nocauteado.
  • Apenas a partir de Diamond/Pearl se tornou impossível usar pokébolas em pokémons que estão em estado de semi-invulnerabilidade, como Fly, Dive ou Dig.
  • E em Black 2/White 2 também é impossível capturar o Black/White Kyurem no primeiro encontro com ele, graças ao cajado que Ghetsis usa para controlá-lo, impossibilitando pokébolas vazias de serem jogadas contra o lendário.

Taxa de captura (catch rate):

Essa é uma parte um pouco complicada de se entender, mas eu garanto que nem tanto. Todos os pokémons possuem uma determinada taxa de captura que é fixa para toda a espécie de um mesmo pokémon, independentemente do level. Essa taxa varia até um máximo de 255, quanto maior a taxa, maior a facilidade de captura desse pokémon. Quando uma pokébola é lançada contra um pokémon, o jogo usa uma fórmula que leva em consideração alguns fatores:

  • A quantidade de HP atual do pokémon
  • Qual pokébola foi usada contra ele
  • Se ele possui alguma condição de status (paralisia, queimadura, envenenamento…)
  • Algum efeito ativo dos Pass Powers (5ª gen) ou do O-Power (6ª gen) – recursos onlines que são oferecidos aos jogadores que possuem efeitos variados – caso haja algum.

A raridade do pokémon não significa uma baixa taxa de captura. Um bom exemplo é o Nosepass, que possui um catch rate de 255. Pokébolas como a Master Ball, Park Ball ou qualquer pokébola usada dentro da Entree Forest (5ª gen), ignoram a fórmula de captura e capturam sempre.

 

Catch_formula_1

 

Basicamente essa é a base da fórumla. Mais especificamente, essa é a fórmula principal, usada nas gerações 3 e 4. A partir da 5ª gen ela sofreu alguns pequenos ajustes, mas isso já é o bastante para podermos explicar pra você.

  • HP max – é o HP máximo do pokémon selvagem
  • HP current – é o HP atual do pokémon selvagem
  • rate – é o catch rate do pokémon selvagem
  • bonus ball – é o bônus que cada pokébola possui, é específica de cada uma, mais abaixo eu colocarei uma pequena lista para você
  • bonus status – é o bônus extra de cada tipo de status (paralisia, envenenamento…)

Com isso você já consegue entender o básico de como é calculada suas chances de captura em termos matemáticos. Mesmo que não tenha entendido, tudo bem, basicamente você precisa continuar com sua estratégia de sempre: diminua o HP do pokémon, coloque algum status ruim nele como paralisia, por exemplo, e jogue a pokébola mais adequada. Garanto que se fizer isso a matemática vai te ajudar.

Lista dos bônus e características de cada pokébola

  • pokeballPoké Ball – 1x
  • greatballGreat Ball – 1.5x
  • ultraballUltra Ball – 2x
  • masterballMaster Ball – 100% de captura, exceto os mencionados nas curiosidades (ex: fantasmas em Lavender)
  • safariballSafari Ball – 1.5x – exclusiva da Safari Zone
  • levelballLevel Ball

1x – Mesmo level que o pokémon selvagem

2x – Maior level, porém menor que o dobro do level do pokémon selvagem

4x – Maior que o dobro do level, porém menor que o quádruplo (4x) do level do pokémon selvagem

8x – Maior que o quádruplo (4x) do level do pokémon selvagem

  • lureballLure Ball – 1x ou 3x – 3x apenas caso esteja pescando
  • moonballMoon Ball – 1x ou 4x

Sempre será 1x nos jogos de Gold/Silver/Crystal devido a um bug do jogo

4x – apenas caso seja usada em um membro da família de alguns pokémons (Nidoran, Clefairy, Jigglypuff ou Skitty)

  • friendballFriend Ball – 1x
  • loveballLove Ball – 1x ou

8x – apenas se o pokémon for de mesma espécie e gênero do seu pokémon (Gold/Silver/Crystal)

8x – apenas se o pokémon for de mesma espécie e gênero oposto ao seu (Heart Gold/Soul Silver)

  • heavyballHeavy Ball

-20 > se o pokémon pesar menos que: 225.8 lbs / 102.4 kg (G/S/C) ou 451.5 lbs / 204.8 kg (HG/SS)

0 > se o pokémon pesar entre 225.8 lbs / 102.4 kg e 451.5 lbs / 204.8 kg (G/S/C)

+20 > se o pokémon pesa entre 451.5 lbs / 204.8 kg e 677.3 lbs / 307.2 kg

+30 > se o pokémon pesa entre 677.3 lbs / 307.2 kg e 903.0 lbs / 409.6 kg

+40 > se o pokémon pesa acima de 903.0 lbs / 409.6 kg

  • fastballFast Ball – 1x ou 4x

4x – Apenas se usado em Magnemite, Grimer ou Tangela (G/S/C)

4x – Apenas se usado em um pokémon com pelo menos 100 de velocidade base (HG/SS)

  • sportballSport Ball – 1.5x – Apenas no Bug-Catching Contest
  • netballNet Ball – 1x ou 3x – (3x) Apenas se usada em pokémons do tipo Água ou Inseto
  • nestballNest Ball

(40 – nível do pokémon selvagem) / 10 = bônus de captura – (R/S até HG/SS)

(41 – nível do pokémon selvagem) / 10 = bônus de captura –  (B/W até hoje)

exemplo (R/S): Pokémon selvagem level 10 >> (40 – 10) / 10 = 3.0 >> 3x – bônus de captura

O MÍNIMO É SEMPRE 1X

  • repeatballRepeat Ball – 1x ou 3x – caso você já tenha capturado o mesmo pokémon anteriormente
  • timerballTimer Ball – 1x ou 4x

(número de turnos + 10) / 10 = bônus de captura, máximo de 4x (R/S até HG/SS)

(1 + números de turnos da batalha * 1229/4096) = bônus de captura, máximo de 4x (B/W até hoje)

  • premierballPremier Ball – 1x
  • luxuryballLuxury Ball – 1x
  • diveballDive Ball – 1x ou 3.5x

3.5x – apenas caso esteja usando Dive (R/S/E)

3.5x – apenas caso esteja usando Dive, Surf ou pescando (FR/LG em diante)

  • duskballDusk Ball – 1x ou 3.5x – (3.5x) apenas caso esteja em uma caverna ou à noite
  • quickballQuick Ball – 1x, 4x ou 5x

4x – apenas no primeiro turno da batalha (D/P/Pt/HG/SS)

5x – apenas no primeiro turno da batalha (B/W até hoje)

  • healballHeal Ball – 1x
  • cherishballCherish Ball – 1x
  • parkballPark Ball > 100% de chance de captura – usada apenas no Pal Park
  • dreamballDream Ball > 100% de chance de captura – usada apenas na Entree Forest

Aparentemente esse monte de números não faz sentido nenhum, mas estão todos de certa forma conectados com a fórmula exibida (com as devidas alterações necessárias na fórmula, que mudou conforme as gerações). Lembre-se sempre de usar as pokébolas da forma correta e sua chance de captura aumenta significativamente. Não acredita? Veja esse exemplo:

Dream_Ultra_Ball_Sprite

vs

Dream_Dusk_Ball_Sprite

A maioria dos lendários possuem catch rate de 3. Sim, ridiculamente baixo, por isso são tão difíceis de capturar. Considere que você deixou o lendário com quase nada de HP e ele está paralisado e você está em uma caverna ou à noite. Você usaria uma Ultra Ball ou uma Dusk Ball (as Dusk Balls só existem a partir da gen 4)?

Se você usar uma Ultra Ball, faça as contas: 3 * 2 * 1.5 / 255 = 9/255, aproximadamente 3.5% de chance de captura, ou seja, você precisaria – em média – de 28 Ultra Balls só para capturar o lendário. Lembre-se que isso é uma probabilidade, ou seja, mesmo com 28 Ultra Balls há uma chance de você não capturá-lo.

Caso use uma Dusk Ball (lembre-se que é necessário estar em uma caverna ou à noite), sua conta muda para 3 * 3.5 * 1.5 / 255 = 15.75/255, aproximadamente 6.2% de chance de captura. Você tem quase o dobro de chances de capturá-lo do que usando uma Ultra Ball, precisando de – em média – 16 Dusk Balls para capturá-lo.

Além do mais, Dusk Balls custam 1000 nos shops, enquanto a Ultra Ball custa 1200.

28 * 1200 = 33600

16 * 1000 = 16000

No fim você ainda sai economizando 17600 para gastar com algum outro item necessário =D

  • Lembrando que a fórmula de captura é bem mais complexa que o que foi demonstrado acima, e envolve vários fatores – até mesmo aqueles balançados das pokébolas antes das capturas são resultados de fórmulas matemáticas variadas. Provavelmente você não está interessado nisso e não foi pra isso que esse mini-guia foi feito, então vamos omitir esses detalhes técnicos.

Bônus dos Status

Bem, eu falei que eles influenciam nas capturas, então é lógico que você deve ter se interessado em ver quais são as contribuições deles não é mesmo? Bem, cada status tem uma contribuição, alguns mais outros menos, segue aqui a mini lista:

  • Envenenado – 1.5x
  • Queimado – 1.5x
  • Paralisado – 1.5x
  • Congelado – 2x ou 2.5x – a partir da 5ª gen
  • Dormindo – 2x ou 2.5x – a partir da 5ª gen
  • Nenhum – 1x (sim, não ter nenhum status também é um tipo de status =D)

 

Capturas Críticas

Essa talvez seja novidade para você, até porque é consideravelmente rara de acontecer. A captura crítica é um método de captura adicionado aos jogos na 5ª geração. Ao jogar a pokébola ela terá um efeito sonoro diferenciado e irá parar levemente no ar por alguns instantes, e então irá apenas tremer uma única vez. Ela não garante 100% de chance de captura, mas ela aumenta suas chances de q a captura dê certo de forma extremamente significativa.

A chance de sair uma captura crítica é realmente bem baixa, mas ela aumenta conforme o número de pokémons já capturados na PokéDex que você tem.

  • + de 600: 2.5x
  • 451-600: 2x
  • 301-450: 1.5x
  • 151-300: 1x
  • 31-150: 0.5x
  • – ou igual a 30: 0x

Apesar dos multiplicadores parecerem interessantes, essa conta é diferente da conta da captura. Ela não está ligada à formula, e sim ao resultado da fórmula.

Primeiro se calcula o a da fórmula de captura, depois multiplica-se o a pelo número correspondente da tabela acima (baseado no número de capturas da sua PokéDex), divide-se o resultado por 6 e arredonda-se o valor obtido para o valor inteiro mais próximo abaixo do valor obtido (ex: a * 1.5 = 7.9 >>>> 7). Chame esse último resultado de c. Então, um valor entre 0 e 255 será sorteado. Se esse valor for menor que c, acontecerá uma captura crítica. Apesar de ela parecer impossível, ela varia de 0, quando se tem menos de 30 ou 30 pokémons, para aproximadamente 41.67% de chance de ocorrer, caso você já tenha mais de 600 pokémons na PokéDex.

Não ache que ela é inútil só porque é bem rara. Caso ela aconteça você vai agradecer bastante. Por que? A captura crítica faz com que a pokébola só trema uma única vez, o que elimina outros 2 ou 3 balançados, o que aumenta muito suas chances de capturar o pokémon.

Imagine que sua captura no momento seja de 5% (em um jogo da 5ª geração). Caso saia a captura crítica, suas chances saem de 5% para 37%. Se suas chances iniciais fossem de 50%, elas subiriam para 79% com uma captura crítica. Na 6ª geração ela ficou ainda melhor. Em uma situação de 5% você terá 47% de chances de captura, enquanto em uma de 50% você terá 84% de chance de dar certo. Significativo, não?


Bem, espero ter ajudado vocês a aprenderem muito mais sobre capturas e sobre as funcionalidades das diferentes pokébolas, além de como elas surgiram e muito mais. Infelizmente esse é um mini-guia e não um guia completo, então não pretendo me aprofundar mais do que isso, caso você tenha se interessado. Espero que vocês tenham gostado, quem sabe no futuro eu escreva um guia completo sobre isso se vocês tiverem interesse. Abraços!

Fonte de dados: Bulbapedia e Serebii.